A vingança é um prato que se come quente… eu avisei que voltava…
Para 10 pessoas:
6 ovos 160 g de açúcar em pó 225 g de manteiga amolecida 40 g de maizena 60 g de farinha de trigo
225 g de chocolate negro com 70% de cacau
Untar e polvilhar de farinha 10 formas de 5 cm de altura e 6 cm de diâmetro. Cortar o chocolate em pedaços pequenos e derreter em banho-maria ou no microondas com pequenos golpes de calor e mexendo regularmente para que o chocolate não queime. Bater a manteiga até ficar cremosa. Adicionar o açúcar e bater até que esteja perfeitamente incorporado. Juntar os ovos e bater. Misturar a farinha e a maizena, batendo bem. Adicionar o chocolate e bater até que a massa esteja homogénea. Deitar a massa em formas untadas e polvilhadas de farinha (uns 100 g de massa em cada uma). Congelar os bolos. Pré-aquecer o forno a 200ºC. Cozer os bolos directamente do congelador durante uns 20 minutos. Desenformar e servir imediatamente.
Também se poderão refrigerar os bolos e comer completamente frios.
Acompanhar com uma bola de gelado.
Nota: ao variar o tamanho das formas e a quantidade de massa em cada uma, o tempo de cozedura também varia. Se for necessário, fazer um teste com um primeiro bolo para ajustar o tempo de cozedura. A parte de cima do bolo deve ter formado uma crosta.
Coulant é o nome original destes bolos, patenteado por Michel Bras, o conhecido chef francês que os criou. Na receita original estes bolos são compostos por 2 massas: -Uma massa de bolo de chocolate
-Um núcleo interior sem adição de farinha
O núcleo interior é congelado e inserido no centro da massa de bolo e os dois são novamente congelados. Desta forma a massa com farinha coze completamente e o centro permanece líquido.
Além do coulant de chocolate, Michel Bras faz coulants de varios sabores.
Excepto o verdadeiro coulant, todos os bolos deste género são baseados numa mesma massa com um interior mal cozido.
Há quem chame a estes bolos petit gâteau.