“A vida tem sua própria sabedoria. Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar o broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que têm que acontecer de dentro para fora” .

Rubem Alves

Para cerca de 24 formas de papel:

Bolo de fava e pistácio 200 g de favas frescas cozidas e peladas 6 ovos 300 g de açúcar 300 g de pistácio verde cru picado 7 g de fermento químico

100 g de manteiga derretida

Cobertura de queijo cremoso e pistácio 400 g de queijo cremoso (tipo Philadelphia) 150 g de manteiga amolecida 130 g de açúcar em pó 1 colher de chá de essência de baunilha

130 g de pistácio verde moído

Pistácio q.b. para decorar

Para os bolos: Pré-aquecer o forno a 180º C. Preparar 24 formas de papel e colocar sobre um tabuleiro de forno. (para que as formas não se deformem durante a cozedura podem -se pôr dentro de formas de metal ou aros de pastelaria). Reduzir as favas a um puré fino. Reservar. Bater as gemas com metade do açúcar até que estejam leves e esbranquiçadas. Adicionar o puré de fava e continuar a bater. Juntar o pistácio com o fermento e a manteiga derretida, batendo até misturar bem todos os ingredientes. Bater as claras em castelo e ir adicionado o restante açúcar, aos poucos, até que fique com a consistência firme e brilhante de merengue. Incorporar o merengue na massa, com cuidado, usando uma espátula. Distribuir a massa pelas formas e cozer durante cerca de 15 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco.

Retirar do forno e deixar arrefecer completamente sobre uma grade de pastelaria.

Para a cobertura: Bater a manteiga com o açúcar até estar cremosa. Juntar o queijo e continuar a bater até ficar um preparado homogéneo.

Adicionar o pistácio moído e misturar bem.

Cobrir os bolos com o creme, com a ajuda de um saco pasteleiro ou usando uma colher.
Decorar com pistácio verde a gosto.

Nota: Para quem quiser, pode-se adicionar 120 g de puré de fava à cobertura, sendo que nesse caso se adicionam 50 g de açúcar em pó extra.

Relacionado