Já começou o Inverno, mas com o Natal mesmo a acontecer, nem lhe prestei a devida homenagem. Qualquer comemoração perto desta época acaba por ser ingrata: o Inverno como os teus anos. Já tudo passou, de uma vez, e tenho aquela sensação de impacto com a realidade que é como acordar e, de repente, estar noutro lugar.
O tempo não espera. Janeiro é Inverno desde Dezembro e sonha com um bolo de laranja.
Para cerca de 6 pessoas:
Bolo: 165 g de manteiga amolecida 165 g de açúcar 7 g de raspa de laranja (raspa de 1 laranja) 1/2 colher de chá de canela moída 3 ovos 100 ml de sumo de laranja (sumo de 1 laranja) 165 g de farinha de trigo T55
5 g de fermento químico
Calda de laranja e canela: 100 ml de sumo de laranja (sumo de 1 laranja) 7 g de raspa de laranja (raspa de 1 laranja) 80 g de açúcar
¼ de colher de chá de canela moída
Misturar o sumo de laranja com a raspa, o açúcar e a canela moída, num tacho. Levar ao lume e deixar ferver até que todo o açúcar se dissolva (cerca de 2-5 minutos)
Retirar do lume, coar e deixar arrefecer.
Pré-aquecer o forno a 180º C. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma com cerca de 20 cm de diâmetro. Bater a manteiga com o açúcar, a raspa de laranja e a canela até que fique um preparado cremoso e esbranquiçado. Adicionar as gemas, uma a uma, batendo bem entre cada adição. Juntar o sumo de laranja e bater bem. Juntar a farinha peneirada com o fermento e bater apenas até que fique uma massa homogénea. Bater as claras em castelo e incorporar na massa, aos poucos, com movimentos suaves. Levar ao forno durante cerca de 35 minutos ou até que um palito inserido no centro saia seco. Retirar do forno e desenformar. Com um palito, fazer vários orifícios na superfície do bolo e cobrir com a calda de laranja e canela.
Decorar com gomos de laranja.