Escreveram-me a pedir esta receita para o Natal:
Este é o meu presente. Que os laços se façam à mesa.
Para uma forma de pudim de 14 cm de diâmetro:
Caramelo: 125 g de açúcar
30 ml de água
Pudim: 3 ovos 150 g de açúcar 120 ml de nata 140 ml de leite
Pau de canela, casca de limão ou baunilha
Bolo: 3 claras 47 g de manteiga amolecida 47 g de farinha com fermento
94 g de açúcar
Pré-aquecer o forno a 180ºC
Caramelo: Misturar a água com o açúcar, num tacho de fundo pesado. Levar ao lume até que o açúcar caramelize. Retirar do lume e deitar o caramelo numa forma de pudim. Mover a forma de modo a que a base e as paredes estejam cobertas de caramelo.
Reservar.
*o caramelo nunca se deve mexer.
Pudim: Ferver o leite e a nata com os aromatizantes. Deixar infusionar por alguns minutos e coar. Misturar os ovos com o açúcar. Verter o leite e a nata sobre a mistura de ovo. Bater até que esteja um preparado homogéneo.
Verter no fundo da forma.
Bolo: Bater as claras em castelo. Bater a manteiga com o açúcar até que fique esbranquiçada e cremosa. Incorporar a farinha peneirada e as claras em castelo, alternando-as com movimentos suaves.
Verter a massa de bolo sobre o pudim, com cuidado, alisando a superfície no final.
Colocar a forma sobre um tabuleiro com água e cozer durante cerca de 50 a 60 minutos.
Desenformar o pudim frio.
Nota: Adaptei este bolo pudim da avó Leonor com um outro bolo, que adoro. Apesar das medidas parecerem estranhas foram o resultado de uma adaptação do bolo de claras, já aqui publicado.
Para quem me pediu a solução para as claras que sobravam do creme de gemas, pode fazer apenas o bolo, polvilhá-lo com açúcar em pó e decorar com amêndoa torrada laminada. Garanto que é um excelente aproveitamento.:)