O Inverno chega romântico… Despe o cachecol para aconchegar a chávena, trinca um churro e lambuza-se de chocolate. Do nosso lado da janela o tempo pára… o mundo que espere…

125 ml de água 25 g de açúcar ½ colher de chá de sal fino 12.5 g de manteiga 100 g de farinha 1 a 2 ovos

Açúcar para polvilhar

Levar a água, a manteiga, o açúcar e o sal a ebulição. Mal comece a ferver, juntar toda a farinha e mexer em lume brando durante 2 minutos. Retirar do lume, pôr na batedeira com o gancho de amassar e juntar os ovos, um a um até que fique uma massa fina. Deixar que a massa arrefeça. Pôr a massa numa churrera ou num saco pasteleiro com um bico canelado (cuidado para que não se formem borbulhas de ar dentro). Formar os churros directamente sobre uma frigideira com óleo quente. Virá-los a meio para que se dourem dos dois lados. Escorrer bem os churros sobre um papel de cozinha. Passar os churros por açúcar, açúcar e canela ou açúcar e cacau.

Rechear a gosto ou servir simples.

Chocolate quente

Para 4 pessoas:

125 g de chocolate negro com um mínimo de 67% de cacau 500 ml de água mineral 50 g de açúcar em pó

25 g de cacau em pó

Cortar o chocolate em pedacinhos, com uma faca de serra e pô-lo numa taça. Num tacho levar a ebulição a água com o açúcar. Juntar o cacau e bater energicamente. Levar de novo a ebulição e tirar do lume. Verter a água com o açúcar e o cacau sobre o chocolate partido em 3 vezes. Mexer suavemente com uma colher desde o centro para a periferia em círculos concêntricos cada vez maiores. Bater com a batedeira durante 5 minutos.

Verter o chocolate nas chávenas e servir de imediato.

fonte: Pierre Hermé

Relacionado