Sento-me. A cadeira alinhada com o sol e eu, neste descuido, acima do Outono a tragar o mundo.

Para cerca de 6 unidades com cerca de 100 g:

200 g de puré de batata-doce (usei a variedade vermelha por fora e branca por dentro) 25 g de manteiga amolecida 180 g de açúcar 4 ovos

5 ml de extracto de baunilha

Para o puré de batata-doce, lavar bem as batatas e colocar num tabuleiro de forno. Colocar dentro do forno e ligar a 180º C. Deixar as batatas assar durante cerca de 40 minutos (o tempo de cozedura das batatas depende do seu tamanho). Retirar as batatas do forno e colocar numa taça 200 g de polpa. Amassar a batata com um garfo ou usar um passe-vite. Deixar arrefecer ligeiramente.

Untar com manteiga e polvilhar com farinha seis formas com cerca de 120 ml de capacidade ou usar formas de papel colocadas dentro de formas de alumínio, para não abrirem.

Numa taça, juntar o puré de batata-doce, a manteiga e bater bem. Juntar o açúcar, os ovos e o extracto de baunilha e bater até que esteja uma massa homogénea. Distribuir a massa pelas formas e levar ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos ou até que um palito inserido no centro da massa saia seco. Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grade de pastelaria.

Desenformar as queijadas frias.

Relacionado