Porque, em todos os tempos, florir se conjuga em fruto…
Para 50 unidades de 3 cm de lado:
200 g de massapão 200 g de manteiga amolecida 200 g açúcar 5 ovos (255 g)
85 g de farinha com fermento
Cobertura:
230 g de massapão
Doce de alperce: 400 g de alperces 120 g de açúcar
½ vagem de baunilha
Descascar, descaroçar e triturar os alperces. Misturar o puré de alperce, o açúcar e a vagem de baunilha aberta ao meio num tacho. Levar a lume brando, mantendo uma ebulição lenta até que reduza e alcance a textura desejada (15, 20 minutos). Fechar os frascos e virá-los com a tampa para baixo para criar vácuo durante 15-20 minutos.
Verter a compota em frascos com tampa de rosca esterilizados, virando-os com a tampa para baixo durante 30 minutos para que criem vácuo.
Para esterilizar os frascos basta tirá-los directamente da máquina de lavar a louça ou mergulhá-los dentro de água a ferver durante 10 minutos. Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar e forrar com papel vegetal um tabuleiro de 34 X 44 cm. Bater o massapão com a manteiga e o açúcar até estar um preparado fofo (uns 10 minutos). Misturar os ovos, um a um, até que o anterior esteja completamente incorporado. Misturar a farinha lentamente até estar um preparado homogéneo. Cozer durante uns 20 minutos, ou até estar dourado. Deixar arrefecer completamente dentro da forma. Desenformar o bolo. Cortar o bolo no sentido horizontal em 3 partes iguais. Espalhar uma camada fina de doce de alperce entre cada camada e no topo do bolo. Estender o massapão com um rolo com a espessura de 3 mm e cortar o excesso. Cobrir a parte de cima do bolo com o massapão e inverter sobre um tabuleiro com papel vegetal (o massapão deve ficar por baixo). Refrigerar até que o bolo esteja firme. Cortar o bolo em quadrados .
Inverter os quadrados e decorar a gosto.
*o bolo pode congelar-se até 3 semanas.