Não gosto de dormir à tarde. No colégio, era a única que ficava a fazer desenhos, enquanto todos os meninos se obrigavam ao sono, deitados em colchões vermelhos com mantas aos quadrados. Muito raramente quebro a minha regra, mas há dias em que pelo calor ou o cansaço, já não controlo o meu corpo e me deixo adormecer.
Ontem, entreguei-me a uma siesta, que se prolongou o suficiente para não ter conseguido terminar a tempo, a ideia de inspiração andaluza.
Adiada para o almoço de hoje, a minha versão de gazpacho mistura-se com morangos, combina-se com um gelado e traz perfume a baunilha…
Gazpacho de tomate e morango com gelado de nata, azeite de baunilha e crocante de papoila
Para 6-8 pessoas
Para 600 ml de gazpacho:
400 g de tomates maduros sem sementes. 300 g de morangos 80 g de bolo ou biscoitos secos (eu usei uma genovesa)
60 g de açúcar (pôr a gosto, segundo a doçura da fruta e do bolo)
Triturar o conjunto e coar.
Reservar no frigorífico.
Azeite de baunilha: Por o azeite num tacho com a vagem de baunilha aberta. Aquecer uns 15 minutos em lume brando (entre os 50 e 80 ºC).
Deixar que arrefeça.
Crocante de papoila:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Misturar farinha de trigo, açúcar e manteiga derretida em partes iguais. Estender com uma espátula sobre um sil-pat, formando rectângulos (podem-se fazer varias formas). Polvilhar com sementes de papoila. Cozem uns 5 minutos ou até que fiquem ligeiramente dourados nos lados.
Arrefecer.
Gelado de nata:
570 ml de leite gordo 38 g de leite em pó 170 ml de nata 30g de gemas (2 unidades)
160g de açúcar
Fazer um creme inglês: Ferver a nata com o leite gordo e o leite em pó. Deitar sobre as gemas batendo sempre. Coar e voltar a levar ao lume brando, mexendo até que engrosse (85ºC). Retirar do lume.
Tapar com papel film, sem que haja ar entre este e o creme e deixar arrefecer.
1) Pôr o gelado na sorveteira. ou 2) Pôr o gelado no congelador até que fique firme. Bater de novo para partir os cristais de gelo.
Voltar a congelar.
Verter o gazpacho sobre uma taça, colocar no centro uma bola ou quenelle de gelado de nata, apoiando sobre esta o crocante.
Regar com umas gotas de azeite de baunilha, e uma pitada de sal maldon.