Como de cera E por acaso Fria no vaso

A entardecer

A pêra é um pomo Em holocausto À vida, como

Um seio exausto

Entre bananas Supervenientes

E maçãs lhanas

Rubras, contentes A pobre pêra:

Quem manda ser a?

Vinícius de Moraes

Para 4 pessoas:

400 g de pêra Rocha madura (cerca de 2 unidades) 15 ml de sumo de limão

1 colher de chá de extracto de baunilha (5 g)

3 gemas 100 g de açúcar 75 g de manteiga amolecida 115 g de farinha de trigo 1,5 colheres de chá de fermento químico (7,5 g) 15 g de cacau 100% 50 g de chocolate de leite cortado em pequenos pedaços

15 g de açúcar em pó

Pré-aquecer o forno a 180º C. Untar com manteiga e forrar com papel vegetal o fundo de uma forma com 20 cm de diâmetro. Lavar, descascar e descaroçar as pêras. Cortar as pêras em quartos e, na parte exterior de cada quarto, fazer pequenos cortes para facilitar a cozedura.

Regar com sumo de limão, misturar com a baunilha e reservar.

Bater as gemas com o açúcar, numa taça, até que fiquem espumosas. Juntar a manteiga e continuar a bater até que fique um preparado cremoso. Adicionar a farinha bem misturada com o cacau e o fermento e bater apenas até que a massa fique homogénea. Juntar os pedaços de chocolate e misturar bem. Colocar a massa na forma e espalhar uniformemente com a ajuda de uma colher. Colocar as pêra sobre a massa, pressionando-as ligeiramente. Polvilhar as pêras com o açúcar em pó. Cozer durante cerca de 35 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer cerca de 10 minutos antes de desenformar. Servir morna ou fria.

Fiz esta receita para a Revista CX (Caixa Geral de Depósitos).