Estas semanas têm sido cheias…o tempo preenche-se de preparativos para os buffets de sexta-feira e o pouco que me resta não me dá o descanso suficiente para que possa manter o meu blog tão vivo. Quando chega o final da semana só quero chegar a casa, não quero ouvir nada, não quero ter luz, quero apenas o meu banho quente, deitar-me sem a preocupação do dia seguinte e tentar ir relaxando até que o sono me traga a leve manhã de Sábado…
Para umas 10 unidades:
Massa: 250 g de farinha de trigo 30 g de açúcar 125 g de manteiga amolecida
2 gemas
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e polvilhar de farinha 10 formas de tarte com uns 12 cm de diâmetro. Misturar todos os ingredientes e amassar até ligar. Estender a massa com o rolo, sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada. Forrar as formas com a massa. Picar a base e lados da massa com um garfo, cobrir com papel vegetal ou de alumínio e espalhar por cima algum peso (contas para assados ou alguma leguminosa (grão, feijão, lentilhas…)) para que a massa não infle ao crescer. Cozer por 15 minutos. Retirar o papel e cozer por 5 minutos mais. Reservar.
Baixar o forno para 150ºC.
Creme de coco: 120 g de farinha de trigo 160 g de coco ralado 160 g de açúcar 2 gemas
500 ml de leite
Misturar todos os ingredientes e levar ao lume até que coza e engrosse.
Deitar o creme sobre a massa previamente cozida.
Merengue: 4 claras 250 g de açúcar
Coco ralado para polvilhar
Bater as claras em castelo e ir adicionado o açúcar aos poucos até que fique com a consistência firme e brilhante de merengue. Cobrir as tartes com o merengue e polvilhar de coco ralado.
Levar ao forno até que o merengue seque. (20-30 minutos)