Uma luz carregada de cinzento rasga pequenos pedaços de azul pairando sobre a minha cabeça com o peso de todas as incertezas…
Não sei se será legítimo chamar-lhe “tempestade de verão”, já que aqui as estações têm um ritmo muito próprio e, prefiro convencer-me de que ainda faltam dois dias para que o frio se torne oficial. Sim, estou de férias no Porto, e o meu ansiado aconchego obrigou este espaço ao silêncio sem tempo para avisos prévios ou grandes explicações.
Hoje, senti a necessidade de vir até cá, porque já tinha saudade e porque o momento tão esperado se antecipou, com o meu primeiro milhão de visitas.
Não houve tempo para que pudesse preparar-me da forma como tinha imaginado mas, mesmo sem direito a todas as luzes e artifícios que definem uma festa, recebo-vos com a alegria de que se fazem as celebrações: obrigada!
Financiers
45 g de farinha de trigo
60 g de manteiga avelã (receita) 100 g de açúcar 40 g de amêndoa em pó 100 g de claras (umas 3 claras) 2 g de levedura química
Uma pitada de sal
Untar e polvilhar de farinha pequenas formas ou usar formas de silicone. Misturar todos os sólidos (farinha, levedura, sal, amêndoa e açúcar). Juntar as claras, pouco a pouco, mexendo até que fique uma mistura homogénea. Incorporar a manteiga avelã temperada num fino fino, mexendo até esteja completamente incorporada. Deixar repousar a massa por 1 hora. Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Encher as formas com a massa e cozer durante uns 15 minutos (dependendo do tamanho), ou até que estejam ligeiramente dourados.
Os sabores podem variar-se juntando pistachio moído, cacau em pó, raspa de limão ou de laranja…