(…) Ao canto do Outono, à esquina do Inverno,
o homem das castanhas é eterno. (…)
Ary dos Santos
Para além de meia dúzia de folhas secas perdidas pelas ruas do centro e destes dias tristemente minguantes, só hoje se sentiram os primeiros arrepios. O Outono chegou tarde e encharcado, tirando do armário o cheiro de um frio antigo e fazendo sair à rua o eterno homem das castanhas…
Bolos de castanha com xarope de baunilha
Para umas 70 unidades:
Xarope de baunilha:
100 g de açúcar 100 ml de água
5 g de extracto de baunilha ou 1/2 vagem.
Misturar a água com o açúcar num tacho. Abrir a vagem de baunilha longitudinalmente e raspar as sementes com uma faca. Deitar as sementes e a vagem (ou o extracto de baunilha) dentro do tacho. Levar ao lume e deixar ferver durante 1-2 minutos ou até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
Retirar do lume (retirando a vagem) e reservar.
Bolos de castanha
200 g de castanhas cozidas 125 g de açúcar 125 g de manteiga amolecida 175 g de farinha de trigo 5 g de levedura química (1 colher de chá) 70 ml de leite
3 ovos
Triturar as castanhas com o leite até que fiquem em puré. Reservar. Bater a manteiga com o açúcar até que fique cremosa. Juntar os ovos, um a um, até que estejam completamente incorporados. Adicionar o puré de castanhas, mexendo bem. Adicionar a farinha peneirada com o fermento e até que esteja uma massa homogénea. Tapar a massa com papel aderente e refrigerar por 1 -2 horas. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar as formas de madalenas e polvilhar de farinha. Colocar as formas sobre um tabuleiro de forno. Encher ¾ das formas com a massa e cozer durante 10 minutos.
Retirar do forno, desenformar e banhar em abudante xarope.